segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Solução completa para a Reforma Ortográfica - BROffice+Vero+ CoGrOO

A Microsoft liberou a atualização do Microsoft Office 2007 que o torna compatível com a reforma ortográfica 2009. Porém se você tem o Office 2003 ou anterior, terá que adquirir a licença do Office 2007, ou então (o mais recomendado) migrar para o BrOffice.
O BrOffice é um suíte de escritório gratuita que junto com as extensões Vero (Verificador ortográfico) e o CoGrOO (corretor gramatical), proporciona uma solução completa para edição de textos em conformidade com a reforma ortográfica da língua portuguesa.


O BrOffice é uma excelente alternativa gratuita para o Microsoft Office. Ele possui aplicativos que cumprem as mesmas funções dos aplicativos do Microsoft Office, como o Writer (Word) para criar documentos, o Calc (Excel) para criar planilhas, o Impress (Power Point) para criar apresentações e o Base (MS Acess) para criar bancos de dados.
E o melhor de tudo, você pode abrir e salvar documentos nos formatos do Microsoft Office (DOC, XLS, PPT). Isso permite por exemplo, que você crie um documento no BrOffice em casa e abra ele no Microsoft Office do escritório ou faculdade.
Vero é um corretor ortográfico que lhe ajuda a evitar os erros de ortografia. Uma ferramenta essencial, principalmente se você ainda se sente inseguro na aplicação das novas regras da reforma ortográfica. Além de corrigir erros comuns de ortografia, essa ferramenta vai deixar seus textos compatíveis com a reforma ortográfica.
Já o corretor gramatical CoGrOO (também atualizado de acordo com as regras da reforma ortográfica) vai corrigir erros nas relações entre as palavras. Ele é capaz de detectar e corrigir diversos tipos de erros gramaticais, como colocação pronominal, concordância nominal, concordância entre sujeito e verbo, concordância verbal, uso de crase, regência nominal, regência verbal e outros erros comuns da língua portuguesa escrita.
As ferramentas trabalham simultaneamente e a utilização é simples, após abrir o documento, basta clicar na opção “Ortografia e Gramática”. É possível fazer a correção manual e automática.
Se você está usando uma versão desatualizada do Microsoft Office, experimente o BrOffice, com pouco tempo de uso você vai perceber que o BrOffice é um poderoso suíte de escritório, que oferece mais recursos que o Microsoft Office e está em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Aplicativos do BrOffice

  • Writer – Crie e edite textos e figuras em documentos, cartas, relatórios e páginas da Web.
  • Calc – Efetue cálculos, analise informações e gerencie listas em planilhas.
  • Draw – Crie e edite fluxogramas e logotipos
  • Impress – Crie e edite apresentações para slides, reuniões e páginas da web.
  • Base – Crie e edite bancos de dados
  • Math – Crie e edite fórmulas científicas e equações.
Download BrOffice
Instruções de instalação
Disponível para Windows, Linux e Mac.
Dowlonad CoGrOO
Download Vero (PT- PT e PT- BR) (Versão atualizada)
A instalação dos complementos é simples, basta dar um duplo clique no arquivo baixado (.oxt) e seguir as instruções do instalador.
Para converter arquivos formato DOCX, XLSX e PPTX do Microsoft Office 2007 para o formato BrOffice, você pode usar o ODF Converter Integrator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário