terça-feira, 13 de outubro de 2009

Rode aplicativos Windows no Linux e Mac OS X com o Wine

Wine é um software open source que lhe permite rodar aplicativos Windows nos sistemas operacionais Linux, Mac, BSD e Solaris como se fossem programas nativos destes sistemas.

O Wine é completamente livre da API do Windows, portanto não precisa dele para rodar as aplicações no Linux, Mac, BSD e Solaris. Mesmo assim ele pode opcionalmente usar DLLs nativas do Windows, se estas estiverem disponíveis.
Usando o Wine os programas Windows agem como se fossem nativos, isso torna possível tirar proveito de todos os pontos fortes do Unix (estabilidade, flexibilidade, administração remota). É possível até mesmo chamar aplicativos Windows a partir de scripts, aproveitando assim o ambiente Unix em toda a sua extensão.
Além de pode acessar remotamente os aplicativos, é possível rodar as aplicações Windows utilizando “thin clients”, basta instalar o Wine em um servidor Linux, e você pode acessar as aplicações Windows a partir de qualquer terminal X.
O Wine continua em desenvolvimento e ainda não é aconselhado para uso genérico. No entanto, é cada vez mais utilizado para rodar aplicações Windows no Linux, Mac, BSD e Solaris. Você pode visitar a base de dados de aplicações para verificar os programas Windows compatíveis com o Wine.
Download Wine

Nenhum comentário:

Postar um comentário