segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Como proceder quando o disco rígido está com os dias contados

Como proceder quando o disco rígido está com os dias contados
O disco rígido ou HD (hard disk) é um dos componentes mais importantes do computador. Nele ficam armazenados o sistema operacional, seus aplicativos (editor de textos, planilha eletrônica, etc) e todos seus arquivos pessoais como documentos, fotos, músicas e filmes.
Uma falha na leitura e/ou gravação de arquivos, barulhos estranhos e demora para acessar os dados indicam problemas no HD, e você pode perder todos os seus arquivos. Para que você não corra esse risco, é importante fazer um backup frequente dos seus dados, especialmente antes de realizar alguma alteração no HD.
Existem diversas ferramentas capazes de avaliar as condições do HD, uma delas é o Chkdsk do Windows, que varre o disco em busca de áreas ruins, marcando-as como inutilizáveis. Para rodar o Chkdsk, selecione Iniciar, Meu Computador (no Vista: Iniciar, Computador), clique com o botão direito do mouse sobre o drive C: e selecione Propriedades. Clique na aba Ferramentas. Na opção Verificação de Erros, clique em Verificar Agora e marque as duas opções que aparecerem. Clique em Iniciar.
Uma mensagem de erro dirá que não é possível realizar a tarefa, mas dará a opção de fazê-la automaticamente quando você reiniciar o computador. Dê OK e lembre que a próxima inicialização será bem longa. Fique atento caso a verredura identifique novos blocos e setores ruins. Avalie se o problema do HD é passível de reparos, antes de adquirir um disco novo
Particione e desfragmente
Você pode desfragmentar o HD para tornar o acesso aos dados mais rápido. Utilize a ferramenta Partition Logic 0.65, um particionador de HD e gerenciador de dados que permite criar, apagar, formatar, desfragmentar, mover e alterar partições em um disco rígido. Também permite copiar todo o conteúdo de um HD para outro disco. Ou a Ashampoo Magical Defrag 1.1, que cuida para que os dados do seu disco rígido estejam sempre em ordem.
Formatação
Se mesmo com as intervenções, o disco continuar apresentando problema, formatá-lo pode ajudar. Depois de assegurar-se de ter feito backup de todos os seus dados, tente formatar o disco e ver se ele volta a funcionar normalmente.
Clique em Iniciar, Executar (No Vista, apenas Iniciar) Digite diskmgmt.msc e dê um Enter para abrir a ferramenta de Gerenciamento de Disco. Selecione com o botão direito do mouse a letra correspondente à unidade que se deseja formatar (CUIDADO para não formatar a unidade errada!), e selecione Formatar. A partir daí, tudo é bem intuitivo e óbvio, e você poderá seguir sozinho.

Fonte: PC World

Nenhum comentário:

Postar um comentário