segunda-feira, 12 de outubro de 2009

5 ferramentas gratuitas para manter o Windows limpo e organizado

Se você é um usuário que baixa diariamente muitos arquivos e instala frequentemente diversos jogos e programas, você precisa limpar e organizar o disco rígido regularmente para seu sistema operacional não acabar sobrecarregado, cheio de arquivos temporários, disco rígido fragmentado, entradas inválidas no registro e com vários programas inúteis iniciando junto com o Windows.
Confira 5 ferramentas gratuitas que vão lhe ajudar a manter o Windows sempre limpo, organizado e otimizado.


  • CCleaner


CCleaner é uma ferramenta de limpeza de arquivos temporários e registros do Windows muito rápida e fácil de usar. Essa ferramenta pode ser usada diariamente, pois além de liberar espaço no disco rígido limpando cuidadosamente seu navegador, arquivos temporários e registro do Windows, ele ajuda a proteger sua privacidade e deixa seu computador sempre em bom funcionamento. Recomendo usar também o Click&Clean, ele cria um atalho para o CCleaner que limpa seu sistema com apenas um clique.

  • MyDefrag


O ideal é fazer a desfragmentação do disco rígido pelo menos uma vez por semana ou após desinstalar muitos programas e/ou apagar grandes quantidades de dados. O próprio Windows dispõe de uma ferramenta de desfragmentação, porém com pouca ou nenhuma opção.
Por outro lado, o MyDefrag é uma excelente ferramenta gratuita que lhe permite desfragmentar e organizar os arquivos por data de criação, ultima alteração, nome, tamanho e último acesso, onde os arquivos mais utilizados ficam sempre no inicio do disco rígido e podem ser acessados mais rapidamente.

  • Revo Uninstaller


Revo Uninstaller é outra ferramenta que substitui as limitadas ferramentas nativas do Windows, nesse caso o Adicionar e Remover Programas. Com ele você desinstala completamente qualquer programa em seu computador.
O Revo Uninstaller não apenas desinstala os programas, mas também remove todos os vestígios deixados para trás na desinstalação dos programas, dessa forma você otimiza o Windows e economiza espaço em disco.

  • Duplicate Cleaner


Quando você manipula muitos arquivos de vídeo, músicas, fotos, jogos e outros tipos de arquivos grandes, pode acontecer de você criar várias cópias dos mesmos arquivos em diferentes locais de seu disco rígido.
Duplicate Cleaner é uma útil ferramenta que pode lhe ajudar a encontrar todos os tipos de arquivos duplicados existentes em seu disco rígido. Então quando seu disco rígido começar a ficar muito cheio, execute o Duplicate Cleaner para remover arquivos duplicados e ganhar espaço em disco.

  • Disable StartUp


Muitos programas que você instala acabam criando entradas na inicialização do Windows. Acontece que a inicialização da maioria desses programas junto com o Windows é totalmente desnecessária. Se você tem muitos programas abertos consumindo memória, seu sistema fica lento e instável.
Novamente o Windows tem uma ferramenta básica, o msconfig, onde você pode desabilitar programas da inicialização do Windows. Só que com o Disable StartUp além de desabilitar os programas da inicialização, você pode controlar e impedir que programas inúteis iniciem junto com o Windows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário