segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Projeto Sexto Sentido: uma nova realidade

Equipamento reúne celular, projetor e câmera, e promete revolucionar a forma de interagir com o mundo

Este equipamento reúne um celular, um projetor e uma câmera. A princípio, não parece ser nada demais – até colocá-lo em uso. Trata-se de um experimento chamado “Sexto Sentido”, mostrado este ano no TED, uma conferência de profissionais de tecnologia, design e entretenimento que acontece todos os anos na California. E olha só do que esse brinquedinho é capaz. O projetor transforma qualquer superfície em tela, e a câmera reconhece os movimentos dos sensores, colocados nas pontas dos dedos. O celular se encarrega de fazer a transferência de dados via rede 3G e pronto! Temos, em mãos, um verdadeiro computador que faz coisas que as máquinas tradicionais ainda estão longe de realizar!

Que tal fotografar assim, determinando o quadro com os dedos? No supermercado, é possível descobrir informações adicionais de um produto, apenas tocando o pacote. E na hora de ir para o aeroporto? Basta apontar a câmera para o ticket e seu check-in é realizado dessa forma. Mais: o portão de embarque já é informado, via projeção.

Essa é para quem não gosta de relógio de pulso: você pode projetar um relógio virtual no braço. Para isso, basta desenhar um círculo para que o sistema reconheça e emita a informação, em tempo real.

As aplicações são várias. Na livraria, ao folhear um livro, o sistema pode se conectar automaticamente a alguma loja online e, dessa forma, o usuário pode ver comentários de outras pessoas que já leram aquela obra. E ao cruzar com alguém na rua, a câmera pode reconhecer o rosto do indivíduo e dizer as redes sociais às quais ela pertence. No caso apresentado, tags que identificam aquela pessoa foram projetadas em sua blusa. Incrível, não é mesmo?

Os desenvolvedores garantem: esta tecnologia já está ao alcance de todos. Produzir estes aparelhos em série já é perfeitamente possível. Além disso, os equipamentos não custariam mais que aparelhos celulares comuns, uma vez que todo o conhecimento utilizado ali já está presente no dia-a-dia das pessoas. O único inconveniente é carregar tudo isso no pescoço para todos os lados. Mas na boa... quem se importa com este pequeno detalhe fashion, tendo em vista toda a facilidade que o acessório pode nos oferecer? Em breve, além do tato, olfato, visão, paladar e audição, os cientistas garantem que teremos, também, um sexto sentido: o da realidade virtual.

Vídeo da apresentação, na íntegra:


Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário