segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Desvende os mitos das baterias para notebooks

Desvende os mitos das baterias para notebooks
Saiba o que é verdade e o que é mito sobre como cuidar da bateria do seu notebook. Salvo exceções, a primeira peça do seu notebook que precisará ser trocada é a bateria. Muitas vezes, a sua vida útil é reduzida por falta de conhecimentos do usuário. Confira alguns conselhos e orientações para que sua bateria não o deixe na mão.
Primeiramente, verifique se o seu notebook utiliza bateria de lithium. As baterias de lithium são mais avançadas que as antigas a base de chumbo ou níquel, mais leves, armazenam mais energia e retém carga por mais tempo. Além disso, elas não apresentam “Efeito Memória”, ou seja, podem ser carregadas antes de serem totalmente descarregadas.
As baterias são feitas para durar entre 300 e 500 ciclos ou algo entre 2 e 3 anos de uso. O ciclo da bateria é medido pelo tempo de carga suficiente, que representa 100% de uso. Se você der uma descarga completa da bateria, foi um ciclo. Se você fizer cinco descargas de 20%, ele também consome um ciclo. Por esse motivo, não há problema se você deixar o notebook ligado na tomada, ou utilizá-lo com poucas sequências, isso, na verdade, irá prolongar a vida útil da bateria. É melhor que esperar descarregar 100% para carregar novamente.
Mesmo baterias de lithium que não tenham Efeito Memória, perdem efeito à medida que o tempo vai passando. Estima-se que a cada ano 20% de seu poder seja perdido. Portanto, verifique a data de fabricação da bateria antes comprar.
As baterias de lithium atuais trazem um microprocessador, um chip interno que guarda as informações referentes às descargas e recargas efetuadas, um log de sua vida útil. Esse chip tem um consumo de 5% mais ou menos ao mês, devido a temperatura e outras coisas. Nas baterias anteriores essa perda chegava a 20%. Por isso, ao guardar a bateria por um longo período, deixe uma carga de aproximadamente 40 a 60% da sua capacidade.
A carga inicial ideal seria de 12 horas. Esse tempo de carga seria suficiente para que aquele material eletroquímico fique completo.
Quando você utiliza a fonte (AC) você não está queimando ciclos da bateria, mas está gerando um calor muito grande, então é aconselhável que você retire a bateria para evitar danos.
Baixa agora um programa que mede a vida útil da bateria, temperatura da CPU, voltagem do processador e muito mais. Clique aqui.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário