quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ruby on Rails - Números


1.  Números 

Agora que você já arranjou tudo, vamos escrever um programa! Abra seu editor de texto favorito e digite o seguinte:

puts 1+2
Salve seu programa (sim, isso é um programa!) como calc.rb (o .rb é o que normalmente colocamos no final de programas escritos em Ruby). Agora rode o seu programa digitando ruby calc.rb na linha de comando. Ele deve ter posto 3 na sua tela. Viu como programar não é tão difícil?

Introdução ao puts

O que é então que está acontecendo no programa? Tenho certeza que você é capaz de adivinhar o quê 1+2 faz; nosso programa é praticamente a mesma coisa que:
puts 3
puts simplesmente escreve na tela tudo que vem depois dele.

Inteiro e Float

Na maioria das linguagens de programação (e não é diferente no Ruby) números sem pontos decimais são chamados de inteiros, e números com pontos decimais normalmente são chamados de números de ponto-flutuante, ou mais singelamente, floats.
Eis alguns inteiros:
5
-205
9999999999999999999999999
0
E aqui estão alguns floats:
54.321
0.001
-205.3884
0.0
Na prática, a maioria dos programas não usa floats; apenas inteiros. (Afinal, ninguém quer ler 7.4 emails, ou navegar 1.8 páginas, ou ouvir 5.24 músicas favoritas) Floats são usados mais freqüentemente para fins acadêmicos (experimentos de física e afins) e para gráficos 3D. Mesmo a maioria dos programas que lidam com dinheiro usam inteiros; eles só ficam contando as moedinhas!

Aritmética Simples

Até agora, temos tudo que é necessário para uma calculadora simples. (Calculadoras sempre usam floats, então se você quer que seu computador aja como uma calculadora, você também deve usar floats.) Para adição e subtração, usamos + e -, como vimos. Para multiplicação, usamos *, e para divisão usamos /. A maioria dos teclados possui essas teclas no teclado numérico. Se você tem teclado menor ou um laptop, você pode usar Shift 8 e / (fica na mesma tecla que ?). Vamos tentar expandir um pouco nosso calc.rb. Digite o seguinte e depois rode.
puts 1.0 + 2.0
puts 2.0 * 3.0
puts 5.0 - 8.0
puts 9.0 / 2.0
Isto é o que o programa retorna:
3.0
6.0
-3.0
4.5
(Os espaços no programa não são importantes; eles só deixam o código mais legível.) Bom, não foi lá muito surpreendente. Vamos tentar agora com inteiros.
puts 1+2
puts 2*3
puts 5-8
puts 9/2
Basicamente a mesma coisa, não é?
3
6
-3
4
Ahn... tirando aquele último ali! Quando você faz aritmética com inteiros, você recebe respostas em inteiros. Quando seu computador não sabe dar a resposta "certa", ele sempre arredonda para baixo. (Claro, 4 é a resposta certa em aritmética de inteiros para 9/2; só pode não ser o que você estava esperando.)
Talvez você esteja se perguntado para que divisão de inteiros serve. Bem, vamos dizer que você vai ao cinema, mas só tem $ 9. Aqui em Portland, você pode ver um filme no Bagdad por 2 pilas. A quantos filmes você pode assistir lá? 9/2... 4 filmes. 4.5 não é a resposta certa neste caso; eles não vão deixar você ver metade de um filme, ou metade de você ver um filme inteiro... algumas coisas não são divisíveis.
Agora experimente com alguns programas seus! Se você quiser escrever expressões mais complexas, você pode usar parênteses. Por exemplo:
puts 5 * (12-8) + -15
puts 98 + (59872 / (13*8)) * -52
5
-29802

Umas Coisinhas Para Tentar

Escreva um programa que lhe dê:
  • quantas horas há em um ano?
  • quantos minutos há em uma década?
  • qual é a sua idade em segundos?
  • quantos chocolates você pretende comer na vida?
    Aviso: Esta parte do programa pode demorar um pouco para computar!
Eis uma pergunta mais difícil:
  • Se minha idade é de 1002 milhões de segundos, qual é minha idade em anos? 
 
 Fonte: rubysonrails

Nenhum comentário:

Postar um comentário